Avançar para o conteúdo principal

Dia do Ambiente _Plantas invasoras

Plantas Invasoras 

O que são? 

As plantas invasoras são espécies vegetais que foram introduzidas no nosso país e que têm grande capacidade de dispersão, provocando alterações significativas no equilíbrio dos ecossistemas. Estas espécies invadem os nossos espaços verdes e competem com as espécies características do nosso clima chegando, por vezes, a extingui-las. O homem muitas vezes não consegue ter controlo sobre elas, então as mesmas tornam-se nocivas por contribuírem grandemente para a diminuição da biodiversidade dos nossos ecossistemas. 

Quais são as consequências que elas provocam? 
São uma ameaça à disponibilidade de água nos lençóis freáticos, atinge bruscamente à produção de alimentos, à saúde pública, à qualidade das nossas paisagens, e a economia do país, visto que diminuem a produção agrícola, florestal e piscícola. 

Plantas Invasoras em Montemor-o-Novo: 

Arundo Donax 
Acácias Sp. 
Robinia Pseudoacacia 
Alianthus Altíssimo  
Acácia de Espiga 
Mimosa 
Acácia Melanoxylan 

Objetivos: 

Reduzir as áreas atualmente invadidas por estas espécies, através da aplicação de controlo físico, ou fito-fármaco (químico). 
Controlo da programação por sementes. 
Em suma, estas tipologias de invenção contribuirão assim para a gestão sustentável das plantas invasoras nas áreas de intervenção. 
É importante que a população  se informe acerca de cada espécie prejudicial para todos. Há casos de pessoas que têm estas espécies, em quintais, porém não têm consciência dessa existência, pois não têm o devido conhecimento.






Mara Serrano
Catarina Elisiário
Maria Olga
Ana Catarina Murraceira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa