Avançar para o conteúdo principal

Cinemateca (12) "Rome Express" (1932)


O filme em apreço é quase inteiramente passado no comboio da Compagnie Internationale des Wagons-Lits, o Expresso de Roma , que circula entre Paris e Roma .

 

No momento em que o comboio parte de uma estação em Paris, Zurta e o seu amigo Tony acabam de embarcar, pois descobriram que alguém que eles querem ver está a bordo. Outro passageiro, McBain, um rico empresário viaja na companhia do seu secretário  Mills, McBaina apercebe-se que um quadro de Van Dyck , que ele havia tentado comprar anteriormente e que mais tarde fora roubado, ainda não tinha sido recuperado o que o leva a dizer que  faria  qualquer coisa para obtê-lo. Também segue no comboio, um casal adúltero, um inglês excessivamente sociável, um inspetor de polícia francês e uma estrela de cinema americana que está saturada da sua fama, acompanhada pelo seu agente.

 

Presume-se que a obra roubada estará na posse de um homem, Poole, que  mantém a sua pasta, sempre junto dele. Quando  concorda em participar num jogo de poquer, descobre que um dos outros jogadores é Zurta,  a reação de Poole revela que eles se conhecem. Poole fica confuso o que o leva a afastar-se da sua pasta, que mais tarde é inocentemente levada por Mills, o qual usa uma pasta parecida.

 

Após o jogo, Zurta segue Poole até ao seu compartimento, entra à força e confronta-o, Poole pretende entregar-lhe o quadro, mas verifica que está com a pasta errada.  Zurta ameaça atirá-lo do comboio, lutam e Poole acaba por morrer.

 

Entretanto, McBain descobre, na pasta de Mills, o Van Dyck roubado que ele pretendia comprar. Quando o corpo de Poole é descoberto, o inspetor de polícia inicia uma investigação e entrevista todos aqueles que estiveram em contacto com Poole. Zurta descobre que as pastas foram trocadas e tenta recuperá-las do compartimento de McBain, mas é retido por este  e por Mills até que o inspetor chegue. Então Mills descobre a pintura roubada escondida no compartimento de McBain e percebe que McBain a encontrou. Ele tenta chantagear McBain, mas McBain engana-o e entrega-o à polícia. Quando o inspetor de polícia começa a suspeitar dele, Zurta salta do comboio para tentar escapar, mas é morto.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa