quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Génese

A criação deste blogue deve a sua origem ao desenvolvimento de um projeto do clube europeu da escola de Montemor-o-Novo, no âmbito do ano europeu dos cidadãos. O projeto  organiza-se a partir de duas coordenadas cruciais: Uma  vertente que tem por objetivos promover os direitos das pessoas com deficiência consignados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, dar a conhecer as oportunidades de mobilidade profissional, formativa, cultural e recreativa para as pessoas com deficiência e apoiar o intercâmbio entre associações europeias neste domínio. A segunda vertente tem por objetivos destacar os contributos das mulheres europeias nas áreas da arte, da ciência, da política e divulgar as estratégias da UE para eliminar a discriminação entre homens e mulheres e  incentivar o empreendedorismo feminino.

Para a operacionalização deste projeto contamos com a parceria das Associações 29 de Abril e da Casa João Cidade. A diretora Elsa Sousa da 29 de Abril e a coordenadora da Casa João Cidade Pascale Millecamps desde logo começaram a colaborar, através da participação numa reunião para planificação  de atividades. Durante a reunião sugeriram estratégias  e forneceram informações preciosas para a consecução do projeto. As duas associações irão dinamizar sessões práticas e teóricas, na sala multiusos da biblioteca escolar, ao longo do dia 16 de Maio.
Ficou agendada nova reunião para o dia 14 de Março para preparação do evento.
Posteriormente, a Coordenadora da Comunidade Sócio terapêutica João Cidade enviou-nos via e-mail uma série de documentos e links muito interessantes e úteis. Também queremos registar e agradecer a oferta de exemplares do livro comemorativo do 20º aniversário da Associação 29 de Abril para o Clube Europeu e para a Biblioteca da Escola.

Calendarização das Atividades

Objetivo IObjetivo IIObjetivo IIIObjetivo IVObjetivo V
Fevereiro: Criação do blogue.
14 de Março: Artigos sobre o projeto Rotas sem Barreiras.
Fevereiro a Junho: “Sons sem margens.”
14 de Fevereiro: Reunião com as associações 29 de Abril e João Cidade.
9 de Abril 2ª reunião.
4 a 8 de Março
Semana da Mulher Europeia.
Fevereiro a Junho: Operacionalização do guião educativo da CIG para o 3º ciclo.
Entrevistas com mulheres empresárias e com funções de chefia.
14 de Fevereiro: Reunião com as associações 29 de Abril e João Cidade.
Sessão: 9 de Maio.
11 de Abril Folheto sobre a ação do deputado europeu Ádám Kósa.Fevereiro – Junho: Apoio à realização de intercâmbios.Calendário “Um quarto que seja seu.”18 de Abril: Sessão de informação sobre o empreendedo-
rismo feminino.




Sem comentários:

Enviar um comentário