Avançar para o conteúdo principal

Génese

A criação deste blogue deve a sua origem ao desenvolvimento de um projeto do clube europeu da escola de Montemor-o-Novo, no âmbito do ano europeu dos cidadãos. O projeto  organiza-se a partir de duas coordenadas cruciais: Uma  vertente que tem por objetivos promover os direitos das pessoas com deficiência consignados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, dar a conhecer as oportunidades de mobilidade profissional, formativa, cultural e recreativa para as pessoas com deficiência e apoiar o intercâmbio entre associações europeias neste domínio. A segunda vertente tem por objetivos destacar os contributos das mulheres europeias nas áreas da arte, da ciência, da política e divulgar as estratégias da UE para eliminar a discriminação entre homens e mulheres e  incentivar o empreendedorismo feminino.

Para a operacionalização deste projeto contamos com a parceria das Associações 29 de Abril e da Casa João Cidade. A diretora Elsa Sousa da 29 de Abril e a coordenadora da Casa João Cidade Pascale Millecamps desde logo começaram a colaborar, através da participação numa reunião para planificação  de atividades. Durante a reunião sugeriram estratégias  e forneceram informações preciosas para a consecução do projeto. As duas associações irão dinamizar sessões práticas e teóricas, na sala multiusos da biblioteca escolar, ao longo do dia 16 de Maio.
Ficou agendada nova reunião para o dia 14 de Março para preparação do evento.
Posteriormente, a Coordenadora da Comunidade Sócio terapêutica João Cidade enviou-nos via e-mail uma série de documentos e links muito interessantes e úteis. Também queremos registar e agradecer a oferta de exemplares do livro comemorativo do 20º aniversário da Associação 29 de Abril para o Clube Europeu e para a Biblioteca da Escola.

Calendarização das Atividades

Objetivo IObjetivo IIObjetivo IIIObjetivo IVObjetivo V
Fevereiro: Criação do blogue.
14 de Março: Artigos sobre o projeto Rotas sem Barreiras.
Fevereiro a Junho: “Sons sem margens.”
14 de Fevereiro: Reunião com as associações 29 de Abril e João Cidade.
9 de Abril 2ª reunião.
4 a 8 de Março
Semana da Mulher Europeia.
Fevereiro a Junho: Operacionalização do guião educativo da CIG para o 3º ciclo.
Entrevistas com mulheres empresárias e com funções de chefia.
14 de Fevereiro: Reunião com as associações 29 de Abril e João Cidade.
Sessão: 9 de Maio.
11 de Abril Folheto sobre a ação do deputado europeu Ádám Kósa.Fevereiro – Junho: Apoio à realização de intercâmbios.Calendário “Um quarto que seja seu.”18 de Abril: Sessão de informação sobre o empreendedo-
rismo feminino.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa