Avançar para o conteúdo principal

Projeto Rotas Sem Barreiras


Um projeto com uma função social muito importante no âmbito da mudança de atitudes perante os direitos das pessoas com deficiência.
O “Rotas Sem Barreiras" procura “estimular e promover o Turismo Acessível, enquanto direito para todos/as, numa lógica de igualdade de oportunidades, e enquanto oportunidade de desenvolvimento dos territórios, qualificando e fortalecendo a oferta turística da região do Alentejo”, segundo afirmações desta organização.

Guia de turismo acessível no Alentejo e Estremadura "Rotas Sem Barreiras" 
Coordenação: Manuela Fialho, da Associação Terras Dentro.

Um dos contributos mais importantes deste projeto foi a criação do Guia, acima  referido.

O "Guia de turismo acessível" reuniu  as edições Centro Alentejano, Alentejo Sudoeste, Comarca de Olivenza e Comarca de Tentudía e resultou da iniciativa de quatro associações de desenvolvimento local do alentejo (Portugal) e Estremadura (Espanha), denominadas Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste (ESDIME), Associação para o Desenvolvimento Integrado (TERRAS DENTRO), Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza (ADERCO) e Centro de Desarrollo Comarcal de Tentúdia (CEDECO-TENTUDÍA).

As associações acima mencionadas juntaram-se para a implementação de um projecto denominado "Rotas sem barreiras", tendo como pressuposto que o turismo é um bem social ao alcance de todos os cidadãos e que um número significativo de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, por se confrontarem com barreiras arquitectónicas, urbanísticas, sociais e de comunicação, de entre outras, vêem limitado ou impedido o acesso às diferentes ofertas e serviços turísticos em Portugal e Espanha.
O projeto "Rotas sem barreiras" visou promover a igualdade de oportunidades e favorecer a integração social de públicos com mobilidade reduzida através da atividade turística-lúdica; diversificar a oferta turística disponível revelando o potencial deste novo segmento de mercado.
A missão fundamental do projecto "Rotas sem barreiras" foi a criação de uma rota turística transnacional acessível (especialmente para pessoas com dificuldades motoras), que permitirá a qualquer turista a descoberta de quatro territórios: Alentejo Central, Baixo Alentejo, Comarcas de Olivenza e Tentudía, através de visitas a património histórico, religioso, natural, museus,  participação em atividades de natureza, a hospedagem  em unidades rurais e o contato com a gastronomia local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa