Avançar para o conteúdo principal

Intercâmbio Cultural I







No período compreendido entre 15 e 17 de fevereiro teve lugar, em Montemor-o-Novo, a primeira fase do Intercâmbio Cultural com os Clubes Europeus da Escolas dos Arrifes (S.Miguel – Açores) e  da Escola D.Dinis (Lisboa). O programa foi cumprido na íntegra, tendo inclusivamente, sido proporcionada uma vista à Oficina da Criança, que não fazia parte do plano inicial. De acordo com afirmações da professora Rosário César, coordenadora do Clube Europa do Agrupamento de Escolas D.Dinis, tiveram um programa bastante preenchido, onde predominou a alegria e a boa disposição. Através da realização deste projeto conjunto, os três clubes procuraram fomentar aprendizagens do foro cognitivo, emocional e comportamental, incentivando os alunos para a participação ativa e responsável enquanto bons cidadãos europeus.


Os nossos convidados ficaram  alojados no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo,  tendo sido acolhidos pela Dr.ª Anabela Ferreira, responsável pelo referido centro a quem muito agradecemos o apoio incondicional que nos deu.
As atividades foram planeadas de forma sequencial, maximizando a gestão do tempo. No primeiro dia, passado na cidade de Montemor-o-Novo, foram proporcionadas visitas à quinta da Plansel, ao castelo de Montemor-o-Novo e ao Museu Arqueológico. O almoço e o jantar foram graciosamente servidos na Cantina da Escola Secundária do Agrupamento. 
A atuação do grupo coral de cante alentejano, oriundo de Montemor-o-Novo, Fora d’Oras, num dos serões do Centro Juvenil foi considerada um momento muito marcante e especial. O grupo começou por se apresentar e um dos seus membros informou que o cante alentejano é algo de único,  figurando na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Destaque-se que alunos do Clube Europeu de Montemor acompanharam algumas das composições, apresentadas pelo grupo coral, evidenciando que o cante alentejano é transversal a diferentes gerações.
No segundo e terceiro dias, visitaram  monumentos megalíticos como a Gruta do Escoural, a Anta Capela de S. Brissos, o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro. Deslocaram-se, também,  à vila de Monsaraz  e à cidade de Évora, com a finalidade de promover o conhecimento do património cultural enquanto conjunto de bens materiais e imateriais  fundamentais para a memória e identidade europeias.
Os nossos convidados tiveram a oportunidade de almoçar na cantina da Universidade de Évora, de visitar esta instituição e de usufruir da presença de estudantes da mesma, que desempenharam o papel de guias, durante as visitas ao jardim do palácio de D. Manuel, à Igreja de S. Francisco (Capela dos Ossos),à Praça do Giraldo, à Catedral, ao Templo Romano, ao Museu de Évora, e à Janela de Garcia Resende.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa