Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial do Ambiente _ 5 de junho

No  intuito de assinalar de uma forma eficaz o Dia do Mundial do Ambiente e contribuir para a defesa e preservação do património ambiental, elementos do Clube de Voluntariado e do Clube Europeu aderiram a uma atividade de sensibilização e formação ambiental, da iniciativa da MARCA ADL, que lhes fora proposta pela Dra Joana Sacristão,no âmbito do projeto Volunteer Escapes e Life Lines.


Ivo Rosa e Lúcia Pereira,  da MARCA ADL, dirigiram diligentemente  a iniciativa, começando por apresentar as principais plantas invasoras da região, a saber:
Ailanthus altissima (ailanto, espanta-lobos)Arundo donax (cana),Ricinus communis L., Lantana camara L, Acacia melanoxylon( Acácia-Austrália) e Acacia dealbata (mimosa).
Seguidamente, explicaram alguns dos meios para as identificar e controlar.  Passou-se, depois à ação: os participantes foram para os terrenos junto à muralha do castelo, numa área invadida por Acacia dealbata (mimosa), onde colocaram em prática o método de controlo por “descasque.”
Para além da referência às plantas invasoras, também foi possível observar espécies autóctones como o freixo.
A todos agradecemos a excelente lição prática que nos proporcionaram.

Alguns links para consulta:







Ailanthus altissima (ailanto, espanta-lobos)








Arundo donax (cana)



Ricinus communis L.
Lantana camara L





Acacia melanoxylon (Acácia-austrália)








Robinia pseudoacacia (falsa-acácia)























Acacia dealbata (mimosa)


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa

Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários.