Avançar para o conteúdo principal

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas

Em relação à viagem a Bruxelas, a nossa opinião é bastante satisfatória. Considerámo-la útil e possibilitou-nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo assenta no facto de termos tido pouco tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro não teríamos tido a possibilidade de visitar Paris. Assim, no cômputo geral gostámos da viagem e consideramos importante este tipo de atividades para o enriquecimento pessoal dos alunos.

Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios 11°C

Filme de Rodrigo Santos

Parlamento Europeu e Paris

A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certamente não terão a oportunidade de o fazer num futuro próximo.

·       Pontos Fortes:
1.     Os locais visitados, para além de serem muito interessantes, foram diversos e culturalmente ricos.
2.     A visita a Bruxelas, e mais precisamente ao Parlamento foi muito interessante e enriquecedora, permitiu-nos conhecer mais aspetos relacionados com a União Europeia, bem como o trabalho efetuado na mesma. O senhor que nos recebeu foi muito esclarecedor e dinâmico com o grupo, a informação por ele fornecida foi clara e objetiva e a eurodeputada foi bastante simpática e acessível.
3.     Esta viagem forneceu-nos vários conhecimentos, nomeadamente aquando da visita ao campo de transição Breendonk, que nos deu a conhecer várias histórias sobre como era a vida nesse local durante a época nazi.
4.     Apesar das horas extensas no autocarro, as visitas aos diversos locais de atração valeram o cansaço, dando-nos experiências que vão ficar para a vida.
5.     O Hotel em Espanha era muito bom e servia para as nossas necessidades.
6.     A viagem nos Bateaux Mouches foi bastante interessante e permitiu-nos observar a beleza da capital francesa e aprofundar os nossos conhecimentos sobre a história dos monumentos que nós observámos.
1.     A liberdade dada aquando do passeio nos Campos Elísios, o que nos permitiu escolher o que queríamos visitar e observar.
2.     A primazia do deslocamento a pé, principalmente em Paris, o que deu para observar de forma mais detalhada e completa a bonita cidade.

·       Pontos Fracos:
1.     Paragens de autocarro por vezes excessivas, principalmente no último dia, que acordaram toda a gente às 4h da manhã.
2.     Não houve muito tempo para explorar certas partes de Bruxelas e de Paris.
3.     Os restantes Hotéis eram de qualidade muito inferior, principalmente o de Bruxelas, que nem se podia considerar ter uma casa de banho.
4.     A estadia em Paris foi muito mal organizada, podendo as professoras ter reservado os bilhetes tanto para o Arc de Triomphe (que tendo reservado, era grátis para nós) como para a Torre Eiffel (cuja fila estava enorme, e o tempo passado nela podia ter sido evitado com reserva dos bilhetes antecipadamente).
5.     Os 25 € pagos pelos alunos eram para uma visita num autocarro panorâmico e para os barcos e, no entanto, a tour por Paris foi feita no autocarro da viagem e não se conseguiu observar devidamente os monumentos.
6.     Falta de organização e orientação entre as Professoras, principalmente no metro; e de autoridade (por exemplo, durante a noite quando o barulho no corredor era ensurdecedor).
7.     No dia de Paris, houve grupos de alunos que se atrasaram porque não respeitaram o tempo limite, e em função disso houve pessoas que ficaram à espera durante bastante tempo, quando queriam ir também a outras lojas.

Apesar de tudo isto, a viagem foi extraordinária e nós tivemos uma semana fantástica, que nos permitiu “sair da caixa” e conhecer a história e cultura de outros povos. Mesmo os inconvenientes serviram para enriquecer a experiência e proporcionaram-nos ensinamentos para a vida. Resta-nos agradecer termos sido selecionados de entre tantos alunos e a oportunidade de visitar tantos locais maravilhosos, bem como agradecer às Professoras, à Dona Gracinda, aos motoristas, à senhora do PCP, à guia de viagens e a todos que tornaram esta viagem possível e que nos acompanharam durante a duração da mesma.

Ana Carolina Santos, Bruno Borges, Inês Caldeira e Rebeca Friedrich

Filme de Rodrigo Santos

Opinião Bruxelas

O conceito da visita de estudo, de uma maneira geral foi extremamente interessante, não só pela ideia que proporcionava, mas também pelo facto de nos ter permitido conhecer outros países, um pouco das suas culturas e os respetivos monumentos. Desde o Atomium, em Bruxelas, até ao Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, em Paris, todos maravilhosos e extremamente memoráveis em toda a sua grandeza, porém não sendo o suficiente para nos fazer esquecer de referir o requinte e detalhe de todas as pontes, monumentos e edifícios que vimos durante o passeio nos Bateaux Mouches e nos Campos Elísios. Durante toda a viagem de autocarro fomos acompanhados por uma guia, que desempenhou a sua devida função, permitindo-nos conhecer informações interessantes sobre as localidades que passávamos.

Fotografias de Rodrigo Santos

No entanto, apesar dos espaços físicos terem deixado claramente um impacto marcante em todos nós, não poderíamos deixar de apontar a importância das visitas que fizemos em Bruxelas, quer ao Parlamento Europeu, quer à prisão de Breendonk. Num só dia, de manhã, foi-nos dada uma melhor noção do que é a União Europeia, como funciona e a sua importância na nossa vida. Foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois fomos esclarecidos de um algo com um carácter muito pertinente, visto que, na nossa idade, o poder de exercer o voto aproxima-se cada vez mais, e com ele uma grande responsabilidade. Nessa mesma tarde, fomos relembrados com pesar das atrocidades cometidas numa Europa do passado, onde valores como a tolerância e o respeito eram inexistentes. Todo o lugar exibia um sentimento pesado, de um horror lá vivido que, em conjunto com a história contada pela guia ao longo da visita, tornaram-na num misto de arrepiante e, simultaneamente, interessante. Para terminar o dia da melhor maneira possível, desfrutamos do jantar oferecido pela deputada no restaurante Bossa Nova, onde fomos calorosamente recebidos pelos empregados com uma boa disposição contagiante. Apesar de todos os aspetos positivos da viagem e das vivências incríveis que esta nos proporcionou, existiram alguns aspetos menos positivos que são importantes de referir, como a má organização por parte da agência contratada, que fez com que perdêssemos tempo em ocasiões cruciais, como foi o caso da subida à Torre Eiffel, o que teria sido evitado com a antecipada compra do bilhete, evitando desta maneira o tempo de espera em filas. Para além disso, fez também com que não conseguíssemos subir ao Arco do Triunfo, uma vez que este não apresentava custos adicionais para menores de 18, porém apenas era possível por reserva. Aliado a isso também está o facto de os horários não terem sido cumpridos numa grande maioria das vezes, o que fez com que o dia “livre” em Paris não pudesse ter sido aproveitado ao máximo, sendo-nos impossibilitada a visita a importantes localizações que tinham sido referidas anteriormente na reunião antes da viagem. Outro tópico que achamos pertinente mencionar foi que a atitude de alguns alunos durante a viagem não foi deveras a mais apropriada à situação, demonstrando uma enorme falta de civismo e respeito relativamente aos restantes alunos e professores, assim como pela guia turística, uma profissional que, independentemente do contexto, estava a realizar o seu trabalho e não mereceu constantemente os comentários que faziam pouco dela. No entanto, apesar destes inconvenientes achamos que devemos ressaltar a adequada atitude dos professores face às situações imprevistas, especialmente por terem conseguido arranjar um jantar “improvisado” após toda a situação do metro, oferecendo-se ainda para o pagar parcialmente, de forma a agilizar a viagem em termos económicos, pelo qual ficámos muito agradecidos e apreciámos muito o gesto. Obrigado também a todas as pessoas que potenciaram a realização desta viagem. Nós ficamos muito gratos por termos sido selecionados e termos uma oportunidade como esta. Foi uma experiência única, pelo que iremos sempre recordá-la com um enorme carinho e gratidão.

Ana Rita Eduardo,  Margarida Varela, Marta Cristo, Pedro Carreiro e Tiago Pinto

Visita ao Parlamento Europeu

Entre os dias 4 a 9 de novembro, enquanto alunos pertencentes ao grupo de voluntariado e ao clube europeu, tivemos a oportunidade de participar na viagem a Bruxelas com o objetivo de visitar e conhecer o Parlamento Europeu e as atividades realizadas nesta organização.
Os dois primeiros dias foram passados no autocarro, percorrendo vários quilómetros e passando por Espanha e França até chegar, efetivamente, a Bruxelas. Foi uma viagem um pouco cansativa devido à distância e às horas passadas no autocarro.
No dia 6 de novembro, já após uma noite passada na cidade-mãe das principais instituições europeias, dirigimo-nos ao Parlamento Europeu, onde assistimos a uma apresentação sobre a constituição do mesmo e os trabalhos realizados pelos eurodeputados. Neste seguimento, ouvimos uma breve explicação por parte da eurodeputada do PCP sobre a sua atividade, vida como eurodeputada e agenda política. Realizámos algumas perguntas e de seguida vimos as instalações da maior sala das comissões deste parlamento.
Na nossa opinião, esta visita foi bastante enriquecedora e deu- nos um maior entendimento sobre o funcionamento do Parlamento e o papel dos eurodeputados no mesmo, no entanto, teria sido do nosso interesse conhecer um pouco mais sobre as instituições europeias sediadas na cidade de Bruxelas e, inclusivamente, visitar o Parlamentarium.Já no que concerne ao preenchimento desse mesmo dia, gostámos muito da visita ao campo de concentração de Breendonk e da Grand Place no centro de Bruxelas, tal como do jantar oferecido pelo Partido Comunista Português, onde reinou a boa disposição ao som de um piano.
Nos dias seguintes, de regresso a Portugal, passámos a tarde do dia 7, e o dia 8 em Paris. Aí, andámos nos famosos bateux-mouches, sendo que no dia seguinte pudemos visitar as zonas e monumentos mais emblemáticos de Paris, voltando para Portugal nessa mesma noite.
Foi, assim, uma visita que contribuiu, de uma forma geral, para ampliar o nosso conhecimento sobre vários temas, sendo que ter passado pelas realidades e ambientes tão distintos vários países deu-nos uma perspetiva diferente da Europa e dos seus habitantes.