Avançar para o conteúdo principal

De comboio, do passado para o futuro

Inaguração do caminho-de-ferro da Torre da Gadanha para Montemor-o-Novo, segundo Memórias de Salvador da Costa. Aqui deixamos um testemunho sobre a inauguração do ramal de Montemor-o-Novo, por parte de alguém que viveu, com muita intensidade,
esse emocionante acontecimento. Embora, no relato de Salvador da Costa se registe a diferença de um dia quanto à data da inauguração, relativamente ao documento oficial:
1909 Dia 3, (de Setembro) Inaguração do caminho-de-ferro da Torre da Gadanha para Montemor-o-Novo(63). Foi um dia em cheio essa inauguração e grande festa como Montemor costuma fazer, pois é divisa antiga: "Não faz nada, mas quando faz, faz cousa que se veja". Às onze horas chegou à estação o primeiro comboiosob estralejar de foguetes e o toque de duas músicas. Muitos vivas, foguetes sem fim,o comboio cheio de gente. Dali foi o Governador Civil e a Câmara Municipal para a casa da Câmara onde houve uma sessão solene.Nesse comboiotambém veio a música de Infantaria nº17 que, com as de Montemor, percorreu as ruas. À noite, grandes iluminações,em especial no prédio do Exmº. Sr. Francisco Malta, que tinha no segundo andar uma locomotiva desenhada a cores e, defronte do seu prédio, umanimatógrafo grátis para quem quisesse ver. À noite chegou também a Montemor a Banda da Marinha, que foi muito aplaudida. Era um Sábado. Domingo, dia da feira de Setembro e tourada. (63) -Segundo o auto de inauguração do ramal ferroviário, esta foi a 2 de Setembro de 1909.
Revista Almansor, nº10, 1ª Série, documento gentilmente disponibilizado pela Dra. Idalete Lebre, Diretora do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa