Avançar para o conteúdo principal

Núcleo Museológico Eça de Queiroz na Casa de Tormes

 Viajar de comboio até à Casa Museu de Eça de Queirós, em Tormes é um programa simultaneamente cultural, recreativo e amigo do ambiente. Esperamos poder visitar Tormes no próximo ano letivo.

A Fundação Eça de  Queirós sugere a realização  de um percurso pedestre que, de acordo com o relato do romance A Cidade e as Serras, tem início na Estação de Tormes (Arêgos), prolongando-se serra acima até Tormes ou Quinta de Vila Nova.

A Estação é um dos elementos fundamentais do itinerário, pois é neste cenário que a expectativa urbana se confunde com a rusticidade do lugar, onde a curiosidade sobranceira de Jacinto se verga perante a graciosidade acolhedora da pequena infra-estrutura instalada entre a serra omnipresente e a, agora, calmaria das águas do rio.

O percurso tem uma distância de 3,43 quilómetros. O percurso é livre e não tem acompanhamento de guia, nem qualquer custo associado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bazar de S. Nicolau - Reportagem fotográfica

 

Celebração do Dia dos Namorados

  A Pastelaria Almodóvar associou-se ao Clube Europeu e ao Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, numa iniciativa com o objetivo de angariação de fundos para duas instituições sociais: a ADRA e a Cáritas.  Para comemorar o Dia dos Namorados, foi sorteado um lanche para duas pessoas, tendo sido contemplados os familiares da aluna Mariana Curto. Professora Isabel Nunes

Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários. ...