Avançar para o conteúdo principal

Juventude - O Futuro da Europa - Sessão com testemunhos de ex-alunos sobre a sua experiência académica e profissional















Notícias e comentários 

Dia 20 de outubro ex-alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, ao meio-dia, na sala dos grandes grupos regressaram às suas raízes académicas, para informarem e instruírem os atuais alunos da sua antiga escola, sobre a sua experiência académica e profissional. 


Os ex-alunos em questão eram, maioritariamente, da área de Ciências e Tecnologias, excetuando um aluno do Curso Profissional de Técnico de Desporto, o João Tomaz que acabou por não prosseguir os seus estudos. Além deste aluno, falaram mais seis ex-alunas, das quais as que se destacaram mais foram Maria Malta Cruz – Curso de Medicina, da Universidade de Lisboa; Laeticia Henriques – Curso de Engenharia Biomédica, da Universidade Nova de Lisboa e Sara Santos – Curso de medicina Veterinária, da Universidade de Évora. 


Maria Malta Cruz acabou o 10ºano com pouco mais de 16 valores de média. Esforçou-se e aplicou-se nos seus estudos, terminou o 12º ano com uma excelente média. Fez o exame de Biologia duas vezes, sendo que no primeiro exame teve a classificação de 17 valores e no segundo de 19 valores. Antes de repetir o exame de Biologia, para fazer melhoria de nota, inscreveu-se no curso de na Universidade Nova de Lisboa. Mas, não se adaptou, percebendo que o que queria mesmo era estudar Medicina. Assim, foi para os Açores, ingressou num curso designado por Ciclo Básico de Medicina, o que permitiu que depois fosse transferida para a Faculdade De Medicina de Lisboa, dois anos depois. Atualmente já se encontra inscrita na Ordem dos Médicos. 


Quanto a Laeticia Henriques candidatou-se a 5 faculdades, mas só foi aceite na sua quarta opção, Bioquímica na Universidade Nova de Lisboa. No primeiro semestre compreendeu que não gostava assim tanto de Química, pedindo transferência para Engenharia Biomédica, na mesma universidade. Licenciou-se e hoje em dia trabalha numa Consultoria. Esta ex-aluna fez questão de frisar que que os cursos de engenharia envolvem muita programação, o que pode constituir um fator negativo, na escolha deste curso. 


Sara Santos, quando frequentou o secundário, não obteve médias exorbitantes. Acabou o 12ºano com média de 15, sendo que os resultados dos exames lhe subiram a média geral. Sara candidatou-se a Medicina Veterinária, em Évora, não entrou por duas décimas. Não desistiu e candidatou-se ao curso de Ciências e Tecnologia Animal, na segunda fase. Fez dois semestres do curso, pedindo transferência, no terceiro semestre, para o curso de Medicina Veterinária, no qual se licenciou. Fez, depois, uma especialização, que lhe permite trabalhar na área que gosta, os matadouros.  Através do testemunho desta aluna, percebemos que, mesmo com médias menos altas, podemos conseguir concretizar os nossos sonhos e trabalhar no que gostamos. 


Além destas quatro ex-alunas, falaram mais três intervenientes: Vera Baldeira, que hoje em dia é nutricionista; Cristina Lourenço, atualmente enfermeira; Inês Guedes que desempenha a profissão de Farmacêutica e possui a sua própria farmácia.  Mariana Coimbra,Bárbara Panóias e António Leandro


***

Durante o ensino secundário questionamo-nos sobre as diferentes áreas académicas e profissionais existentes no mundo. No dia 20 de outubro, tivemos a oportunidade de participar numa palestra sobre o tema “Juventude – O Futuro da Europa em que vários ex-alunos do Agrupamento apresentaram os seus testemunhos, relatando a sua experiência no âmbito académico e no domínio profissional. 

Na generalidade, consideramos uma atividade muito enriquecedora, na medida em que nos foi dado a conhecer, pormenorizadamente, a estrutura de cada um dos seguintes cursos: Medicina Veterinária, Engenharia Biomédica, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Ciências da Nutrição e Desporto. 

Tocou-nos, em particular, a experiência da ex-aluna, Maria Malta Cruz, a qual em nosso entender demonstrou ter resiliência, pois embora inicialmente não tenha conseguido entrar no curso desejado, Medicina, insistiu, recorreu a todos os meios ao seu alcance e acabou por conseguir terminar o curso dos seus sonhos, o que revela muito empenho Para além disto, também destacou a possibilidade e importância de ter vida social durante a vida académica. 

Ademais, a Enfermeira Cristina Lourenço partilhou uma experiência interessante, identificamo-nos com ela devido ao facto de apresentar dúvidas semelhantes às nossas. Por outro lado, explicou que o curso de Enfermagem exige muita energia e força de vontade em função exigência física e psíquica e física provocada pelos turnos, habituais nesta área. Outro aspeto prende-se com os estágios que constituem uma parte crucial da enfermagem. Têm que os fazer em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, o que faz com que este curso seja muito cansativo. Apenas será possível concluir o curso de Enfermagem se houver um grande gosto pelo mesmo.  

Por fim, a aluna Inês Guedes fez a sua comunicação sobre a sua história académica no curso de Farmácia. Inês deu conhecimento das várias cadeiras do curso, informou que se baseia muito em química. Também demonstrou ambição e empreendedorismo ao afirmar que é proprietária de uma farmácia. 

Assim, concluímos que, esta atividade proposta pelo Clube de Voluntariado, foi bastante didática e enriquecedora, pois conseguimos compreender melhor o mundo académico, as suas dificuldades e recebemos conselhos para as ultrapassar. 

Carolina Ferreira e Raquel Henriques 


***

No passado dia 20 de outubro, na sala dos grandes grupos, da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, às 12 horas, houve uma sessão organizada pelo Clube de Voluntariado, com testemunhos de ex-alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, sobre as suas experiências académicas e profissionais. O objetivo desta sessão foi fornecer um conjunto dados aos atuais alunos, de modo a facilitar as suas escolhas para o futuro. 

Os ex-alunos convidados para esta sessão foram os seguintes: Sara Santos, Laeticia Henriques, Maria Malta Henriques, Inês Guedes, Cristina Lourenço, Vera Baldeira e João Tomaz. As suas áreas cursos são, respetivamente: Medicina Veterinária, Engenharia Biomédica, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Ciências da Nutrição e Futebol. O auditório era constituído por alunos de turmas do 11º e 12º ano, da área de Ciências e Tecnologias e de Cursos Profissionais. 

Considerámos, assim, as apresentações dos ex-alunos João Tomaz e Laeticia Henrique como as que merecem maior destaque, porque se pronunciaram de uma maneira genuína sobre os cursos, explicaram o seu percurso de forma pormenorizada e apontaram os pontos fortes e fracos. 

Guilherme Barreiras e Santiago


***


Foi no passado dia 20 de Outubro que se realizou a primeira palestra no âmbito do projeto “Juventude- O Futuro da Europa.  Decorreu no período do fim da manhã, entre as 12:00 e as 13:30, na sala dos grandes grupos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo. 

Contou com a presença, como oradores, de ex-alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. A saber, Sara Santos, Laeticia Henriques, Maria Malta Cruz, Cristina Lourenço, Inês Guedes, Vera Baldeira e João Tomáz. 

Esta primeira sessão foi direcionada às áreas da Saúde e do Desporto, mais especificamente Medicina Veterinária, Engenharia Biomédica, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Ciências da Nutrição e Futebol. 

Pela positiva podemos destacar Maria Malta Cruz, aluna do último ano de Medicina, na Faculdade de Medicina de Lisboa. A Maria sobressaiu devido ao seu discurso motivador e sobretudo realista, pois não desistiu à primeira dificuldade e lutou para conseguir concretizar o seu sonho, entrar no curso de Medina. Ainda assim, mostrou que é possível ter uma vida social e ter sucesso escolar ao mesmo tempo. 

Não podemos deixar de falar acerca de João Tomaz, ainda que tenha seguido por outra via, que não um curso universitário, está a construir o seu futuro como jogador profissional de futebol. João Tomaz admitiu não gostar de estudar, nem de frequentar a escola, mas não incentivou ninguém a abandonar o estudo, alertando para o facto que a viabilidade carreira de futebolista é difícil e não é uma carreira duradoura. 

Este projeto vai contar com mais sessões, nos próximos meses, dedicadas a outras áreas. Este projeto é uma ótima aposta por parte do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, na medida em que permite aos alunos terem uma melhor perspetiva do que é ingressar e frequentar uma universidade. Foi uma palestra bastante enriquecedora e que outras escolas deveriam seguir. Simão Oliveira e Maria Inês Cortiçadas 


***

Na quarta semana de outubro realizou-se, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, mais propriamente na sala dos grandes grupos (B.17) uma sessão com testemunhos de ex-alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, sobre a sua experiência académica e profissional. Nesta sessão estiveram envolvidos os seguintes ex-alunos, Sara Santos (Medicina Veterinária), Laeticia Henriques (Engenharia Biomédica), Maria Malta Cruz (Medicina), Inês Guedes (Farmácia), Cristina Lourenço (Enfermagem), Vera Baldeira (Ciências da Nutrição) e João Tomaz (futebolista). Este projeto foi organizado pelas professoras Maria Joana Reis e Maria Isabel Nunes que conseguiram reunir alunos de sete turmas da Escola Secundária. Destes sete ex-alunos que participaram no projeto, destacam-se dois muito pela positiva, Maria Malta Cruz e João Tomaz. 

Maria Malta Cruz fez um discurso bastante completo sobre a área da Medicina, sobre a sua universidade e sobre todo o processo que passou até chegar onde está agora.  João Tomaz falou-nos um pouco sobre a sua carreira de atleta e deu-nos alguns conselhos, como “nunca desistam dos vossos sonhos.” 

Esta sessão realizou-se entre as 12:00 e as 13:30, no dia 20 de outubro. Diogo Calção e Francisco Salvador 


***


(…) João Tomaz não seguiu um percurso académico e optou por ser jogador profissional de futebol, jogou em dois grandes clubes portugueses, o Vitória de Setúbal e o Vitória de Guimarães. Alertou para o facto que a vida de um futebolista não é fácil, pois não se pode sair tanto, os divertimentos devem ser controlados e deve seguir-se um bom regime alimentar. Terminou a sua intervenção a dizer para seguirmos o que gostamos e prosseguir os estudos. A palestra findou com o apelo à apresentação de dúvidas e questões. Daniel Branca e Gustavo Álvaro


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa