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Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários. 4. E, como já referido anteriormente, um dos maiores pontos positivos, quer dos transportes ferroviários, quer dos transportes públicos em geral é a menor quantidade de combustível queimado anualmente, o que também gera economia de dinheiro. Usar o autocarro ou o comboio reduz a pegada de carbono causada pela sociedade, o que também diminui as emissões no ar de gases prejudiciais à saúde e que contribuem para o efeito estufa. Mas ao visualizarmos estes prós, devemos também ter em conta os contras da utilização deste tipo de transporte. Exemplos disso podem ser: 1. Embora os transportes ferroviários sejam mais seguros e de baixa manutenção, a implementação e construção de linhas férreas é de custo bastante elevado. 2. A despeito de não haver problemas de congestionamentos, a maioria dos transportes ferroviários são lentos, o que acaba por levar a uma utilização mais frequente de outros meios de transporte, por serem mais rápidos. 3. Apresentam baixa flexibilidade, devido aos seus horários constringentes e aos caminhos de ferro que apresentam limitações, pois não têm possibilidade de percorrer outros caminhos senão aqueles previamente designados. 4. A construção de uma via-férrea pode ocasionar o desmatamento e alterações no comportamento dos animais silvestres, mudanças no solo e riscos de perda de património arqueológico, entre outros. 5. Outro ponto negativo, desta vez dos transportes públicos na sua generalidade do transporte público é que, quando não há pessoas suficientes para o usar, continua havendo centenas de carros, comboios e autocarros nas estradas, queimando combustível e simultaneamente aumentando o tráfego. No entanto, depois do acima apresentado é necessário ter em mente um transporte ferroviário em específico, o comboio. O comboio, por definição, é um transporte ferroviário que consiste num ou vários veículos (vagões ou carruagens), ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre (trilhos, carris ou caminhos de ferro), para transportarem pessoas ou cargas de um lado para outro, seguindo uma rota previamente planeada. Como já anteriormente referido como um dos prós dos transportes ferroviários, o comboio, fazendo parte desse núcleo, é um dos transportes públicos mais sustentáveis e a melhor escolha ambiental. Dando como exemplo para sustentar esta argumento, olhemos para esta matéria da CP sobre Gestão Sustentável: “A CP desenvolveu o primeiro simulador ambiental do setor dos transportes em Portugal, o ECOviagem CP, dando a conhecer a sua superior eficiência energética e motivando comportamentos ecologicamente mais responsáveis por parte dos seus Clientes. Utilize o simulador e verificará que, em termos médios, um automóvel (se cumprir os limites de velocidade) emite 38,47 kg de dióxido de carbono por passageiro ao deslocar-se entre as estações de Lisboa Oriente e Porto Campanhã. O comboio Alfa Pendular da CP, que pode transportar 301 passageiros, emite 7,05 kg por passageiro. Esta diferença é ainda mais acentuada se compararmos as emissões dos comboios com as dos aviões. Um avião, para uma viagem Lisboa/Porto, emite uma quantidade de dióxido de carbono 4 vezes superior.” Em síntese, seria mais sustentável a utilização frequente de comboios em prol de outros transportes públicos, já que apesar de terem sido apresentados mais aspetos negativos (aspetos esses que têm maioritariamente cunho económico, que como é sabido, é um fator de grande peso no mundo atual) do que aspetos positivos em quantidade, devemos olhar não para isso, mas sim para a qualidade dos mesmos, onde nos é dito que o comboio seria o meio de transporte mais ecológico e que ajudaria a diminuir alguns dos problemas ambientais atuais caso fosse mais usado. Mariana Canha, 10º Ano, Turma B

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