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Obras de José Ribeiro da Silva sobre as ferrovias em Portugal

 

 

 Este livro “refere-se a um dos grandes eventos que ocorreu em Portugal no século XIX e tem como objetivo divulgar este importante marco histórico que até aos nossos dias já atravessou três séculos e é esse “percurso” que quero lembrar às futuras gerações, que o desenvolvimento de muitas das nossas cidades, vilas e povoações deve-se a este “fenómeno” chamado de caminho-de-ferro.

 

É este o tema divulgado neste livro que foi idealizado de uma maneira simples e objetiva para que ele seja mais facilmente compreendido por todos aqueles que gostam desta importante temática e recordar a importância que teve, têm e terá na nossa sociedade as diversas linhas das minas, a dos americanos, a dos larmanjat, a dos funiculares, a dos elétricos, a dos metros e todas as outras vias-férreas construídas em Portugal Continental e Ilhas onde infelizmente muitas delas nem vestígios existem da sua passagem mas neste livro, todas elas (sem execeção) são mencionadas desde o século XIX ao XXI por ordem de construção, desde o primeiro troço ao último e ainda, da mesma maneira são mencionados todos os troços internacionais que foram e os que ainda são utilizados por comboios portugueses entre o Porto e Salamanca pela fronteira de Barca D`Alva; do Porto a Vigo pela fronteira de Valença do Minho; de Lisboa a Paris pela fronteira de Vilar Formoso; de Lisboa a Paris via Madrid pela fronteira de Elvas e de Lisboa a Madrid pela fronteira de Marvão Beirã.

 

Este livro divulga toda a evolução que o caminho-de-ferro teve no nosso país pois espero, que a simplicidade do conteúdo deste trabalho histórico esteja ao nível do título atribuído e que ele seja um ínfimo contributo para aquilo que representou, representa e representará na nossa sociedade.” José Ribeiro da Silva








 

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