Avançar para o conteúdo principal

Cinemateca (10) "Berlin Express" (1948)



O filme de Jacques Tourneur, “Berlin Express,” desenrola-se  após a  derrota da Alemanha na segunda grande guerra. Cada país associado à Alemanha ocupada pelos Aliados é representado pelos personagens do filme - Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Rússia. 

 

Foi filmado no estilo semidocumentário, popular no final na década de 40 do século XX. As personagens europeias dialogam entre si nos seus idiomas de origem, sem legendas (regista-se a presença de um narrador  para explicar ao espetador o que está a acontecer).

Grande parte de “Berlin Express” foi filmado em Paris, Frankfurt e Berlim. (De acordo com IMDB.com, foi a primeira produção de Hollywood na Europa após a Segunda Guerra Mundial.) 

 

“Berlin Express” tem elementos estilísticos do estilo cinematográfico alemão "Trümmerfilm" ( O estilo foi usado principalmente por cineastas na reconstrução da indústria cinematográfica da Europa Oriental , Itália e da Alemanha. O estilo é caracterizado pelo uso de locais externos entre os "escombros" de cidades bombardeadas para caracterizar a realidade sombria e deprimente das vidas dos sobreviventes civis naqueles primeiros anos. ), como o caso de “Die Mörder sind unter uns” ( Os assassinos estão entre nós - 1946). Os realizadores alemães recorriam aos cenários devastadores das cidades alemãs, fortemente bombardeadas durante a guerra. No entanto, “Berlin Express” não tem a mesma seriedade ou o espírito trágico que os filmes do tipo acima referido, mas  revela mais  autenticidade do que a maioria dos thrillers comuns. 

 

Um conjunto heterogéneo e multinacional de personagens viaja a bordo do Berlin Express. No compartimento A está Robert J. Lindley ( Robert Ryan ), um especialista em agricultura do governo dos Estados Unidos. No compartimento B está Lucienne Mirbeau ( Merle Oberon ), uma secretária francesa. No compartimento C está Herr Otto Franzen ( Fritz Kortner), antes um industrial alemão, agora um negociante de sucata. O compartimento D está desocupado, mas terá sido reservado por uma "pessoa importante". O compartimento E é compartilhado por dois homens, um ex-soldado britânico chamado James Sterling (Robert Coote) e um assessor militar da Autoridade de Ocupação Russa, Tenente Maxim Kiroshilov (Roman Toporow). No compartimento F está Henri Perrot ( Charles Korvin ), que  foi membro da Resistência Francesa, mas se tornou comerciante. E por último, no compartimento G, está Hans Schmidt (Peter von Zerneck), cuja ocupação é um mistério para o espetador (o apito do comboio encobre o que o narrador está a dizer).

 

O Berlin Express foi realizado entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o prelúdio da Guerra Fria. Os vilões do filme podem não parecer muito plausíveis, na perspetiva  do público atual,  e a narração em off é um  tanto maçadora, mas na generalidade “Berlin Express” consegue despertar e manter o interesse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa