Avançar para o conteúdo principal

Cinemateca (12) "Rome Express" (1932)


O filme em apreço é quase inteiramente passado no comboio da Compagnie Internationale des Wagons-Lits, o Expresso de Roma , que circula entre Paris e Roma .

 

No momento em que o comboio parte de uma estação em Paris, Zurta e o seu amigo Tony acabam de embarcar, pois descobriram que alguém que eles querem ver está a bordo. Outro passageiro, McBain, um rico empresário viaja na companhia do seu secretário  Mills, McBaina apercebe-se que um quadro de Van Dyck , que ele havia tentado comprar anteriormente e que mais tarde fora roubado, ainda não tinha sido recuperado o que o leva a dizer que  faria  qualquer coisa para obtê-lo. Também segue no comboio, um casal adúltero, um inglês excessivamente sociável, um inspetor de polícia francês e uma estrela de cinema americana que está saturada da sua fama, acompanhada pelo seu agente.

 

Presume-se que a obra roubada estará na posse de um homem, Poole, que  mantém a sua pasta, sempre junto dele. Quando  concorda em participar num jogo de poquer, descobre que um dos outros jogadores é Zurta,  a reação de Poole revela que eles se conhecem. Poole fica confuso o que o leva a afastar-se da sua pasta, que mais tarde é inocentemente levada por Mills, o qual usa uma pasta parecida.

 

Após o jogo, Zurta segue Poole até ao seu compartimento, entra à força e confronta-o, Poole pretende entregar-lhe o quadro, mas verifica que está com a pasta errada.  Zurta ameaça atirá-lo do comboio, lutam e Poole acaba por morrer.

 

Entretanto, McBain descobre, na pasta de Mills, o Van Dyck roubado que ele pretendia comprar. Quando o corpo de Poole é descoberto, o inspetor de polícia inicia uma investigação e entrevista todos aqueles que estiveram em contacto com Poole. Zurta descobre que as pastas foram trocadas e tenta recuperá-las do compartimento de McBain, mas é retido por este  e por Mills até que o inspetor chegue. Então Mills descobre a pintura roubada escondida no compartimento de McBain e percebe que McBain a encontrou. Ele tenta chantagear McBain, mas McBain engana-o e entrega-o à polícia. Quando o inspetor de polícia começa a suspeitar dele, Zurta salta do comboio para tentar escapar, mas é morto.



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa

Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários.