Seguiu-se a partida
para o aeroporto e a viagem rumo a Ponta Delgada, S.Miguel.
O
intercâmbio com o Clube Europeu da EBI de Arrifes começou com um breve
itinerário pelas ruas de Ponta Delgada, no decurso do qual o coordenador do
Clube Europeu da EBI de Arrifes, professor José Carlos Pereira, deu a conhecer
alguns monumentos da cidade aliados a trechos da História e da religiosidade
açoriana.
Na Escola dos Arrifes, houve uma sessão de boas-vindas, com a presença
do youtuber açoriano Helfimed. O almoço, servido a rigor pelos alunos do PROFIJ
foi uma deliciosa surpresa e agradou a todos.
A
tarde foi preenchida com uma visita ao Centro de Dia da Casa do Povo dos
Arrifes, no âmbito da parceria dos Clube Europeu e do Voluntariado do
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, os alunos conversaram com os idosos
e estes brindaram os alunos com uma apresentação da história dos Arrifes. Depois
da comovente experiência que a todos emocionou profundamente, alunos e
professores deslocaram-se às Sete Cidades. Aí, puderam apreciar o rico
património natural e cultural, como a igreja matriz e as míticas lagoas, azul e
verde geradoras de belas lendas, nomeadamente as que pretendem explicar a sua
origem.
No dia seguinte, decorreu a visita ao Jardim
António Borges, um jardim de estilo romântico do século XIX, pleno de espécies
botânicas exóticas e monumentais, como a imponente e vetusta árvore da borracha.
No belo cenário deste jardim, os nossos anfitriões, do Clube Europeu dos Arrifes, preparam um excelente
pequeno almoço açoriano. Depois desta experiência gastronómica, no intuito de
fazer um estudo comparativo, os alunos dirigiram-se ao parque do Palácio de
Sant’Ana edificados em meados do século XIX, pelo morgado José Jácome Correia,
e que acolhem desde 1980 a sede da Presidência do Governo dos Açores. Ambos os
jardins constituem um testemunho do seu tempo, representando autênticos museus
vivos e património natural e histórico dos Açores, são considerados exemplares
importantes na história da arte dos jardins, que devem ser preservados para
benefício das gerações vindouras.
Durante a tarde, as
estufas de ananases, da Plantação Augusto Arruda, foram as estrelas do dia, tendo os alunos ficado a conhecer a história da
cultura do ananás em S.Miguel, assim como os processos de produção deste fruto
e as tradições culturais em torno desta atividade.
No terceiro e último
dia do intercâmbio, prosseguiu-se com o conhecimento do património natural dos
Açores com a ida ao vale das Furnas, mediante a observação da flora do parque
botânico Terra Nostra e dos numerosos e diversificados fenómenos vulcânicos
omnipresentes neste local. A caminho do “vale encantado” as plantações e a fábrica
de chá da Gorreana foram objeto de estudo, reunindo elementos do património
natural e cultural.
Na globalidade, o intercâmbio foi muito profícuo, permitindo a valorização das aprendizagens obtidas através da educação não formal. Ao longo das duas fases do intercâmbio, os alunos tiveram oportunidade de viajar, aprender e fazer novas amizades. Saliente-se que, apesar dos alunos das três escolas não se conhecerem, estabeleceram, desde o início, um espírito de partilha e a integração fez-se de uma forma imediata e espontânea. A troca de experiências obtida por meio dos intercâmbios, favorece a tolerância e aceitação da diferença como parte integrante da vida em sociedade.
Há que reiterar que
os alunos se comportaram de forma exemplar no cumprimento do programa e dos
horários, revelando grande sentido de responsabilidade e disponibilidade para
fazer novas aprendizagens, conhecer e compreender diferentes valores culturais.
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