Avançar para o conteúdo principal

Dia do Ambiente _Plantas invasoras

Plantas Invasoras 

O que são? 

As plantas invasoras são espécies vegetais que foram introduzidas no nosso país e que têm grande capacidade de dispersão, provocando alterações significativas no equilíbrio dos ecossistemas. Estas espécies invadem os nossos espaços verdes e competem com as espécies características do nosso clima chegando, por vezes, a extingui-las. O homem muitas vezes não consegue ter controlo sobre elas, então as mesmas tornam-se nocivas por contribuírem grandemente para a diminuição da biodiversidade dos nossos ecossistemas. 

Quais são as consequências que elas provocam? 
São uma ameaça à disponibilidade de água nos lençóis freáticos, atinge bruscamente à produção de alimentos, à saúde pública, à qualidade das nossas paisagens, e a economia do país, visto que diminuem a produção agrícola, florestal e piscícola. 

Plantas Invasoras em Montemor-o-Novo: 

Arundo Donax 
Acácias Sp. 
Robinia Pseudoacacia 
Alianthus Altíssimo  
Acácia de Espiga 
Mimosa 
Acácia Melanoxylan 

Objetivos: 

Reduzir as áreas atualmente invadidas por estas espécies, através da aplicação de controlo físico, ou fito-fármaco (químico). 
Controlo da programação por sementes. 
Em suma, estas tipologias de invenção contribuirão assim para a gestão sustentável das plantas invasoras nas áreas de intervenção. 
É importante que a população  se informe acerca de cada espécie prejudicial para todos. Há casos de pessoas que têm estas espécies, em quintais, porém não têm consciência dessa existência, pois não têm o devido conhecimento.






Mara Serrano
Catarina Elisiário
Maria Olga
Ana Catarina Murraceira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa

Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários.