Avançar para o conteúdo principal

Síntese das atividades realizadas durante o ano letivo de 2019-2020



1º Período


  • Revalidação da inscrição.
  • Continuação da edição deste blogue.
  • Reabertura das inscrições no clube.
  • Reuniões de planificação das atividades.
  • Formação de parcerias.

  • 1 de outubro de 2019 - 14:45 na Biblioteca da Escola Secundária de Montemor-o-Novo  foi apresentada uma montagem video com a música de John Mayall, "Nature's disappearing" no âmbito da  atividade "Water Music" que teve por objetivos assinalar o dia Internacional da Música e o Dia Nacional da Água, sensibilizar para o problema da escassez dos recursos hídricos através da música, alertar para os efeitos negativos das alterações climáticas nos recursos hídricos e promover boas práticas na utilização da água no quotidiano.

  • 4 de outubro de 2019 -  Celebração do "Dia Mundial do Animal" com um Jogo de sensibilização em parceria com o Centro Juvenil da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. 
  • 8 de outubro de 2019 -   Foi efetuado um convívio intergeracional no Abrigo dos Velhos Trabalhadores. Alguns elementos do Clube de Voluntariado,  colaboraram na realização da atividade, "Aqui também há pássaros" dinamizada pela Associação Cultural-Teatro de Marionetas, "Alma d'Arame."

  • 16 de outubro de 2019 –  No "Dia Mundial da Alimentação decorreram as seguintes atividades:
  •  Conversa com uma nutricionista.
  • Jogo “Ciclo do Pão”
  • Lanche saudável e amigo do ambiente na sala dos alunos.
  • Elaboração de ementas saudáveis pelos alunos.
  • Alertamos para as implicações dos regimes alimentares nas alterações climáticas.


  • 5 e 6 de dezembro de 2019 "Rifas de S.Nicolau" - Comemoração do dia de Dia de S.Nicolau na EB 2,3 de S.João de Deus e na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.




2º Período

  • ·       Janeiro - Participação no concurso dos clubes europeus cujo tema é "Alterações Climáticas, um desafio para a Europa" com o projeto, “É urgente reverter o efeito dominó das Alterações Climáticas” 

  • ·       29 janeiro e 5 de fevereiro - Trabalhos de manutenção da estufa de espécies autóctones situada nos terrenos da Comunidade Sócio-Terapêutica, Casa João Cidade, sob a orientação dos técnicos da MARCA e no âmbito do Projeto Life Lines. 
  • ·       17 de fevereiro a 2  de março -  Intercâmbio cultural com entidades representativas da cultura galega, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e o Centro de Estudos Galegos/ Universidade Nova Lisboa,  esteve patente no Arquivo Municipal de Montemor, de 17 de fevereiro a 2 de março, a exposição intitulada "Sepultado no Silêncio – Resistência Antifranquista na Galiza".

  •      28 de fevereiro, no Arquivo Municipal, realizou-se uma palestra cujo orador foi o arqueólogo galego Xurxo Ayán Vila, que desenvolveu a temática da exposição, acima referida  "Sepultado no Silêncio – Resistência Antifranquista na Galiza". 

Estava prevista, para os dias 24 e 25 de março uma visita de alunos e professores de um IES Lama das Quendas, Chantada, Lugo, integrada neste intercâmbio cultural, mas foi cancelada em virtude do surto de Covid-19.


Nota: Inicialmente o intercâmbio iria realizar-se com o  I.E.S. Perdouro de Burela, no entanto devido a questões logísticas, do referido IES,  tal não foi possível. Assim,  fomos contatadas pelo  IES Lama das Quendas, Chantada com uma proposta de intercâmbio com os nossos clubes. 

3º Período

Durante o confinamento demos continuidade ao blogue com a publicação fotografias, textos e sugestões, com especial destaque para as questões ambientais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bazar de S. Nicolau - Reportagem fotográfica

 

Celebração do Dia dos Namorados

  A Pastelaria Almodóvar associou-se ao Clube Europeu e ao Clube do Voluntariado do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, numa iniciativa com o objetivo de angariação de fundos para duas instituições sociais: a ADRA e a Cáritas.  Para comemorar o Dia dos Namorados, foi sorteado um lanche para duas pessoas, tendo sido contemplados os familiares da aluna Mariana Curto. Professora Isabel Nunes

Impacto dos transportes ferroviários (comboios) no ambiente, por Mariana Canha

Antes de começar a expor os prós e contras do transporte ferroviário, primeiramente será útil fazer uma pequena introdução a este meio de locomoção: O transporte ferroviário é aquele realizado por veículos que percorrem linhas de ferro, composta por carris, como por exemplo, os comboios, automotora ou outro semelhante. Estes veículos efetuam a transferência de pessoas e/ou bens. São o tipo de transporte indicado para transportar cargas pesadas (como produtos agrícolas, minérios, etc.) e são muito valorizados pelo seu baixo consumo de energia e impacto ambiental. Para além destes aspetos positivos, existem também muitos outros, tais como: 1. São considerados um dos transportes mais seguros e de baixa manutenção. 2. Em relação à carga que transportam, são dos meios mais vantajosos, pois possuem uma maior capacidade de carga, em relação aos transportes aéreos ou rodoviários. 3. Não existem problemas de congestionamentos, como há por exemplo nos transportes rodoviários. ...