Avançar para o conteúdo principal

Dia da União Europeia


 Em dia de assinalar a fundação da União Europeia é urgente reflectir sobre as palavras de um dos seus pioneiros.  É tempo de retomar os ideais que nortearam a gradual junção dos 27 países que a constituem, neste momento.

" A paz mundial só poderá ser salvaguardada com esforços criativos à medida dos perigos que a ameaçam.

A contribuição que uma Europa organizada e viva pode prestar à civilização é indispensável para a
manutenção de relações pacíficas.[...]
.
Robert Schuman, Declaração feita em Paris,  na Sala Relógio do Quai d'Orsay a 9 de maio de 1950 

O clube europeu da escola recordou esta efeméride com a escolha de uma  ementa de inspiração francesa na cantina escolar. Promoveu, também, uma exposição sobre os diferentes membros da União Europeia, na biblioteca da escola. Nesta exposição estão incluídos muitos documentos gentilmente  oferecidos pelas embaixadas da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia e Suécia. Por este meio, agradecemos a colaboração de todas as embaixadas acima mencionadas. 

Estas atividades estão integradas num projeto mais amplo: "Maio - Mês Europeu" durante este mês iremos ainda dinamizar a semana do cinema europeu e a semana das línguas europeias.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viagem a Bruxelas Testemunhos dos alunos

Viagem a Bruxelas Em relação à viagem  a Bruxelas , a nossa opinião  é bastante satisfatória. Considerám o - la  útil e  possibilitou - nos mais conhecimento acerca das cidades e principalmente do funcionamento do  Parlamento Europeu. O único aspeto menos positivo  assenta  no facto de termos tido pouco  tempo em cada cidade e do transporte ter sido feito de autocarro, o que  diminuiu o tempo  disponível para a visita, apesar de sabermos que se não tivéssemos ido de autocarro  não  teríamos tido a possibilidade de visitar Paris . Assim, no cômpu t o geral gostámos da viagem e  consideramos importante este tipo de atividades  para o enriquecimento pessoal dos alunos. Catarina Barreiros, Alice Palmeiro e Marta Silva 12°B e Margarida Loios  11°C Filme de Rodrigo Santos Parlamento Europeu e Paris A viagem ao Parlamento Europeu foi uma experiência única, muitos dos alunos nunca terão a oportunidade de visitar tantos locais diferentes numa só semana, ou pelo menos certa